Paraguai: uma nova edição do Asunción Media Show 2019 foi realizada

 

O Sheraton Hotel na cidade de Assunção recebeu neste primeiro dia cerca de 250 visitantes que iniciaram o clássico "Trade Show" do país guarani.

O dia da conferência com a tabela "Lei de Telecomunicações e Regulação no Paraguai. Desafios e Oportunidades ”, onde participou o Vice-Ministro de Telecomunicações (MITIC), Miguel Martin, que apresentou a Agenda Digital do Paraguai; e o Sr. Victor Martínez, Coordenador do Gabinete Técnico da CONATEL. A moderação ficou a cargo de José Reinoso, presidente da AISTEL, vice-presidente da CERTAL, assessor da presidência da COPACO.

Martin preponderou a criação do MITIC como um Ministério, o que lhes permite dar um passo importante na orientação do país, podendo trabalhar com outras entidades governamentais, garantindo diretrizes e não meras sugestões.

Especificamente em relação à Agenda Digital do país, o Vice-Ministro apresentou diferentes temas de investimento que foram levantados para os próximos anos. No que tem a ver com a Conectividade Digital, o investimento será de US $ 47.900.000, que estão divididos na possibilidade de acesso a cabos submarinos, conexão de última milha, Data Center Estatal, entre outros.
Enquanto isso, para o que corresponde ao Governo Eletrônico, o montante chega a US $ 32.600.000. Economia Digital USD29.600.000.

A segunda mesa foi chamada de "Construção de mídia e democracia", e contou com as apresentações de Juan Pablo Fernandez Bogado, advogado, comunicador e professor universitário; Sebastián Acha, Doutor em Direito Público e Governo; e Rubén Ramírez, embaixador, ex-chanceler nacional, mestre em Política Econômica Internacional pela Universidade de Paris I, Sorbonne.

Juan Pablo Fernández trabalhou em sua apresentação com base na máxima “Comunidade + Comunicação = Democracia”, onde explicou a necessidade de um maior comprometimento dos cidadãos (no acesso à informação) para a formação da democracia.

Ao mesmo tempo, assegurou a necessidade de colaborar entre os atores para a conformação da informação, a partir da integridade e transparência; "Se não tivermos referências que transmitam credibilidade, a mídia perderá vendas, espaços e, acima de tudo, confiança."

Por outro lado, Carlos Winograd, da Escola de Economia de Paris e da Université dñEvry, Paris-Saclay, estrelou a Conferência Keynote "Telecomunicações e mídia: convergência tecnológica e" a grande ruptura "

Enquanto isso, Sante Vallese, Presidente COPACO participou da Lei de Abertura; María Soto, Presidente do Grupo ISOS; Pablo Scotellaro, Presidente Executivo do CERTAL; José Reinoso, presidente da AISTEL; Washington Melo, Presidente CUTA; Victor Cantero, Presidente do PCCh - Hernán Verdaguer, Secretário Geral do ATVC - Javier Correa, Presidente do URP.

Scotellaro destacou os 15 anos do evento e os investimentos que estão sendo realizados no país para alcançar um avanço nas telecomunicações, o que implica um fluxo muito grande no setor.

Além disso, o Presidente Executivo da CERTAL, entregou duas placas que reconhecem o trabalho na indústria na defesa contra a propriedade intelectual, em homenagem a Marta Ochoa, em nome da ALLIANCE, e Sergio Piris, Secretário Geral da CERTAL.

A tarde teve três mesas. O Conselho Antipirataria, com a presença de Sergio Piris, Gerente de Criminal Advice and Technological Crimes of Telecom, Argentina - Secretário Geral do CERTAL; Marta Ochoa, diretora executiva da ALIANZA contra a pirataria; Virginia Cervieri, Sócia-Diretora do Estudo Cervieri Monsuárez & Asociados - Presidente da Câmara Antipirataria e Contrabando do Uruguai; e Washington Melo, presidente da CUTA; com a moderação de Mario Bossolasco, diretor geral do CERTAL.

“Investimentos em infraestrutura de telecomunicações” com apresentações do Ing. Nilton Amarilla, diretor da COPACO; Rubén Gómez, Gerente de Assuntos Regulatórios da Tigo; e Hugo Lombardo, diretor de tecnologia pessoal.

A conclusão do dia da conferência encerrou “Estradas de informação e novas plataformas. Desenvolvimento e Investimentos ”, com a participação de Alejandro Neri, Diretor Comercial da América Latina Sul dos Satélites SES; Lic. Hernán Franco, Gerente Comercial da COPACO; Carlos Jenkins, diretor de marketing pessoal; e Fan Yangping, CEO da Huawei Technologies Paraguay.

Fonte: Grupo ISOS
  Assunção, Paraguai. 07.08.2019



© iPuntoTV 2019

Obrigado por sua visita a